Falando das invenções do ser humano e suas consequências positivas e/ou negativas, primeiramente devemos pensar que, quando um cientista inicia um estudo ele possui objetivos bem específicos e não tem como saber se as suas descobertas podem possuir outras maneiras de serem utilizadas, como no caso da descoberta da energia nuclear, quando descobriram que o átomo era formado por um núcleo e que se bombardeado por nêutrons, este núcleo se expandiria, não se imaginava que isso poderia ser utilizado como aram, no caso, não se imaginava a criação das bombas atômicas.
Utilizando a bomba atômica como um exemplo, pode-se dizer que a descoberta da energia nuclear foi boa, pois a energia nuclear obtida por fissão não utiliza combustíveis fósseis e ainda possui a vantagem de não ser necessário alagar uma grande área para a produção de energia, portanto ela teria vantagem nestes aspectos, sendo até defendida por muitos ecologistas, porém o ser humano descobriu que a mesma energia nuclear poderia ser utilizada como arma e já a utilizou para matar muitas pessoas, então ela possui tanto vantagens, quanto desvantagens.
Várias descobertas feitas pelo ser humano possuem vantagens e desvantagens, como os carros, eles facilitam muito a nossa vida, mas poluem o ar e com o aumento da utilização dos mesmos, também possuem desvantagens por causarem congestionamentos e portanto causarem stress nas pessoas e até atos como o visto nesta semana no jornal da RPC, onde um motorista buzinou pelo veículo da frente ter parado e estar atrapalhando o trânsito e acabar com um motorista agredido pelo outro com uma barra de ferro.
Pessoalmente falando, para mim todas as descobertas são boas o problema maior é o ser humano que começa a distorcer os objetivos para os quais aquilo deveria ser utilizado.
Falando nas mudanças que a tecnologia da informação vem causando na sociedade, primeiro devemos falar que a evolução foi muito grande, pois agora podemos falar com alguém que esteja em qualquer lugar do mundo instantaneamente, não só falar, como podemos ver outra pessoa que está do outro lado do mundo e tudo de forma simultânea, parece mágica, pois a tecnologia não era tão evoluída a poucos anos atrás.
A televisão também evoluiu bastante, tendo hoje suas transmissões em HD(alta definição), atrás da TV digital. Através dela temos acesso às notícias e a programação diária dos canais de TV.
O telefone foi uma invenção que evoluiu bastante, antigamente havia uma telefonista que passava a ligação, hoje você disca diretamente para qualquer telefone do mundo. Sua comunicação é instantânea.
O computador foi uma grande invenção e é algo que já faz parte de nossas vidas e que utilizamos com muita frequência, no trabalho para fazer quase tudo necessitamos de um computador, principalmente estando na secretaria, se falta luz ou estraga alguma coisa, nos sentimos de mãos atadas, não podemos fazer nosso trabalho, que é basicamente feito no computador. Também utilizamos o computador para fazer todo e qualquer tipo de pesquisa e digitação de relatórios e trabalhos para cursos.
A internet é o meio de comunicação por onde passa o maior número de informações, onde as notícias são divulgadas simultaneamente ao fato estar acontecendo, além de causar dependência nas pessoas que possuem acesso a ela, pois passamos a ter necessidade de saber se alguém mandou algum coisa por e-mail, nem que seja algo re-enviado ou uma propaganda.
Podemos dizer que hoje não se sai de casa sem levar junto um celular, que atualmente não funciona somente para ligar para outra pessoa, também podemos mandar mensagens de texto, mensagens com fotos e até vídeos, podemos fazer vídeo-chamadas, acessar os e-mails, estar conectado com comunidades virtuais como o orkut, twitter e facebook, utilizar recursos como MSN messenger, receber notícias, navegar na internet e tantos outros recursos que até posso desconhecer, pois a cada é lançado um celular novo, com mais recursos.
Acredito que todas as pessoas hoje possuem, como 'necessidade' viver conectado e isso pode ser feito através da internet e também dos celulares, se você passa muito tempo sem o celular ou sem a internet ou sem ambos, começa a sentir a necessidade, a falta, como se fosse um vício mesmo. Isso acredito que seja a parte negativa, é bom você poder ter acesso a muitas coisas, mas é ruim esta dependência que os meios de comunicação causam na gente. Celular no Brasil já é algo tão banal que numa pesquisa que fizeram a pouco tempo descobriram que há no Brasil mais celulares que habitantes, pois há pessoas que possuem mais de um celular, ou ao menos chip, pois já existem aparelhos que suportam dois ou mais chips de operadoras diferentes.
Sobre o uso da internet, devemos lembrar que a internet ainda é um território considerado livre, não possui leis e as poucas que se aplicam não há quem vigie para que sejam cumpridas, por estes motivos a internet é uma via de mão dupla, pode ser maravilhosa como ferramenta de pesquisa, porém nem tudo que está disponível é de confiança, a informação pode estar errada ou ser falsa. A internet pode ser o veículo de divulgação de opiniões racistas, como aconteceu quando saiu o resultado das eleições para presidente e no Twitter várias pessoas publicaram comentários ofendendo os nordestinos por terem eleito a Dilma. Também há muita pornografia disponível, inclusive pedófilos trocam imagens. Também há o risco que qualquer um corre de conhecer alguém e não saber se esta pessoa é confiável ou se é algum maníaco, ladrão, pedófilo e por aí vai. As pessoas também correm o risco de publicar textos e eles serem copiados sem colocar fonte, publicarem fotos suas e de sua família e estas serem roubas e utilizadas para planejar sequestros, colocar em sites internacionais de pornografia ou então de prostituição. A internet, se for usada de forma consciente é um ótimo meio de pesquisa, de fazer novos amigos, de reencontrar os antigos, conversar com parentes e amigos que estão longe ou até os que estão perto e você não tem tempo de encontrar. A internet precisa ser monitorada pelos pais, pois os filhos podem ter todo e qualquer conteúdo que queiram, afinal está disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário